Política de Privacidade

Última Modificação: 02.10.2023

A presente Política de Privacidade dispõe sobre o tratamento de informações pessoais fornecidas quando da utilização, navegação e acesso ao website do Matri Bank. A plataforma www.checkin-seguro.matribank.com.br/ é disponibilizada mantida por MATRI INVESTIMENTOS LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita na CNPJ/MF nº 11.648.657/0001-86, com endereço na Alameda dos Maracatins, 992, Indianápolis, São Paulo, no Estado de São Paulo, CEP nº 04089-900, doravante denominada “Matri Bank”.

A Plataforma fornece (i) intermediação de serviços de empréstimo online e encaminhamento de proposta de crédito, e (ii) produtos e serviços próprios, como fornecer aos usuários demais produtos e serviços associados aos serviços do Matri Bank ou de Instituições Financeiras Parceiras, realizar estudos de marketing e determinação do perfil dos usuários da Plataforma, realizar promoções e atividades de publicidade e marketing, e, em alguns casos, poderemos compartilhar suas informações com terceiros, conforme detalhado abaixo.

1. Definições

Toda vez que houver menção aos termos “Matri Bank”, “nós” ou “nossos” estaremos nos referindo ao Matri Bank; bem como toda vez que houver menção aos termos “você”, “usuário”, “seu”, “sua”, estaremos nos referindo a você usuário, que utiliza ou utilizará a Plataforma.

2. Compromisso com a privacidade do usuário

Esta Política de Privacidade explica os parâmetros para coleta, bem como a forma de tratamento de informações a respeito do usuário (“Dados Pessoais”).

Você fica ciente, desde já, que a análise de risco de crédito será realizada pelo Matri Bank, tendo como base dados obtidos de bureau de crédito e/ou outras agências que detenham capacidade técnica para a avaliação do risco de crédito ou de agregação de suas informações e dados e certidões e pesquisas de dados públicos e que a nota de crédito (credit scoring) atribuída a você por referidas agências levará em consideração diversas informações previamente mantidas por elas e escolhidas a exclusivo critério dessas agências. O Matri Bank não tem qualquer responsabilidade ou ingerência sobre os critérios adotados pelas agências para fins de atribuição de credit scoring.

3. Informações coletadas pelo Matri Bank

Nós coletamos Dados Pessoais para oferecer e administrar nossos serviços e produtos ofertados por meio da Plataforma e outros canais. As informações coletadas dependerão da sua atividade dentro da plataforma

Em relação aos usuários que optarem por preencher o formulário poderão ser coletados os seguintes dados:

(i) Dados de Identificação: como nome completo, CPF, RG, data de nascimento, endereço postal, endereço de e-mail, número de telefone entre outros dados de identificação do usuário.

(ii) Dados Financeiros e Dados Bancários: detalhes específicos sobre dados bancários, como nome do titular da conta, número da conta bancária, agência bancária, tipo de conta bancária, declaração de renda mensal, bem como qualquer outra informação relevante.

(iii) Dados Pessoais de Mídias Sociais: ao se registrar e acessar a plataforma por meio de qualquer mídia social, como Facebook, Twitter, Google+ ou outros, se disponível essa funcionalidade, podemos coletar, armazenar e utilizar as suas informações e o conteúdo disponível em tais redes sociais.

(iv) Informações Profissionais e Financeiras: podemos solicitar suas informações profissionais e financeiras, tais como situação de emprego ou ocupação, nome do empregador ou nome da empresa, salário mensal e patrimônio líquido.

(v) Cópias/Imagens de Documentos: podemos coletar cópia de documentos, tais como RG, CPF, CNH, comprovantes de residência (conta de agua, luz, telefone, etc) ou passaporte (quando aplicável).

Em alguns casos, você será redirecionado à Plataforma através de um site de terceiro ou através de um link enviado por terceiros. Nesse caso, o Matri Bank poderá coletar automaticamente de tal terceiro algumas informações, como dados pessoais que você forneceu a tais terceiros, como no caso de preenchimento automático de ficha cadastral na Plataforma e para facilitar o uso da Plataforma por você. O Matri Bank não se responsabiliza pelo tratamento de dados realizado por terceiro.

4. Uso dos Dados Pessoais

Os seus Dados Pessoais serão utilizados no formato disposto nesta Política de Privacidade, para as seguintes finalidades:

(i) Categoria dos Dados Pessoais:

  • Dados de Identificação;
  • Dados Financeiros;
  • Dados de Mídias Sociais;
  • Informações Profissionais e Financeiras; e
  • Cópias de Documentos.

(ii) Finalidades:

  • Cadastro e identificação junto à Plataforma, inclusive mediante métodos de autenticação (por exemplo, mas não se limitando, a mensagem de texto (sms) ou e-mail);
  • Prestação dos Serviços de intermediação de proposta de crédito;
  • Análise de crédito e verificação de autenticidade das informações e documentos fornecidos, inclusive mediante tratamento e verificação cruzada. Verificação antifraude, na prevenção de fraudes no sistema financeiro;
  • Cobrança de prestações devidas em decorrência dos serviços contratados por meio da plataforma e outros canais do Matri Bank, incluindo mediante o envio de mensagens de cobrança por e-mail, correio, mensagens de texto e/ou telefone;
  • Medidas julgadas necessárias ou recomendáveis para a constante melhoria das funcionalidades da Plataforma, incluindo melhorias de processos internos e correção de problemas na utilização da Plataforma, além de ações realizadas para a oferta dos serviços e produtos do Matri Bank, bem como para fornecer suporte à você e melhor entender as suas necessidades, o que pode incluir contatar você para realização de pesquisas de mercado e satisfação, e a utilização das informações fornecidas para customização da Plataforma de acordo com os interesses de cada usuário;
  • Avaliar, manter e aprimorar a segurança de nossos sites e aplicativos, para identificar e prevenir eventuais ameaças de segurança da informação e desenvolver melhoria em ferramentas antifraude;
  • Notificação a respeito de alterações na Plataforma e/ou nos serviços, bem como o cumprimento das obrigações advindas da lei e assumidas no âmbito da contratação dos serviços e/ou do acesso e utilização da Plataforma;
  • Reporte de operações, armazenamento de informações, dados, comunicações e outros relacionados ao acesso e utilização da Plataforma e contratação dos serviços, bem como o cumprimento de outras obrigações legais e regulatórias impostas à Plataforma e ao Matri Bank Análise e estudo do perfil dos usuários da Plataforma, para fins de análise de dados e estatísticas para que o Matri Bank possa desenvolver melhores produtos, ofertas e serviços;
  • Oferta ou envio de informações atinentes a produtos ou serviços que possam ser de seu interesse, por quaisquer meios disponíveis, incluindo meios eletrônicos, correio ou telefone (SMS e outros), exceto se você expressamente informar que não deseja ser contatado; bem como para análise de perfil do segmento de usuários do Matri Bank;
  • Para nos comunicarmos com você, por quaisquer meios disponíveis, incluindo meios eletrônicos, correio ou telefone (SMS e outros); e para esclarecimento de dúvidas e/ou reclamações e gestão de canais de comunicação;

5. Compartilhamento de Informações

Podemos eventualmente compartilhar os seus Dados Pessoais com Instituições Financeiras, bem como com os terceiros identificados abaixo para nos apoiar na execução das finalidades respectivas:

(i) Funcionários e empresas do grupo:

  • Prestação dos Serviços;
  • Análise e manutenção da Plataforma;
  • Atendimento às solicitações dos usuários

(ii) Parceiros comerciais, agentes e/ou prestadores de serviços, no Brasil ou no exterior, do Matri Bank e/ou das Instituições Financeiras Parceiras, para:

  • Prestação conjunta de Serviços;
  • Cumprimento de obrigações legais e regulatórias;
  • Autenticação;
  • Verificação da veracidade das informações e documentos fornecidos por você;
  • Decisão a respeito de pedido para contratação de quaisquer Serviços;
  • Enriquecimento de suas informações;
  • Envio de campanhas publicitárias e ofertas de Serviços;
  • Realização de marketing online;
  • Suporte e manutenção da Plataforma.

(iii) Investidores e potenciais compradores nos casos de operações societárias, para:

  • Realização de auditorias;
  • Permitir a conclusão de investimentos;
  • Permitir a conclusão de operações societárias.

(iv) Autoridades governamentais e/ou cortes judiciais que possam nos obrigar a divulgar, por lei ou ordem judicial, a totalidade ou qualquer parte das informações, para:

  • Cumprimento de exercício regular do direito e ordens judiciais;
  • Atendimento à ordem judicial em face da Matri Bank ou de qualquer empresa do grupo econômico.

(v) Outros provedores de crédito e instituições financeiras, para:

  • Prestação de Serviços;
  • Verificação da veracidade das informações e documentos fornecidos;
  • Análise de crédito;
  • Análise de risco e prevenção à fraude;
  • Enriquecimento de informações;
  • Decisão a respeito de pedido para contratação de Serviços

(vi) Operadores de sistemas de pagamento, para:

  • Prestação de Serviços;

(vii) Companhias e pessoas (“Agentes”) para realizar tarefas em nosso nome, para que possamos permitir aos usuários o acesso e utilização da Plataforma e/ou a contratação dos Serviços. A menos que digamos diferentemente, os Agentes não têm qualquer direito de utilizar os Dados Pessoais que compartilhamos com eles além do necessário para nos auxiliar em suas tarefas, e/ou para a devida, efetiva e eficiente operação da Plataforma e suas funcionalidades, bem como para a oferta dos serviços próprios e/ou das Instituições Financeiras Parceiras;

(viii) Agências de crédito, bureaus de crédito, bureaus de dados e outras agências (incluindo, mas sem se limitar, Boa Vista e Serasa), e/ou no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR), para:

  • Autenticação;
  • Verificação da veracidade das informações e documentos fornecidos;
  • Prestação dos Serviços;
  • Decisão a respeito de pedido para contratação de Serviços

(ix) Seguradoras, corretoras de seguros, correspondentes de seguros, resseguradoras, e quaisquer outros fornecedores de seguros utilizados por nós ou quaisquer das Instituições Financeiras Parceiras em relação às nossas políticas de seguro, para:

  • Prestação dos Serviços;
  • Análise de risco e prevenção à fraude;
  • Decisão a respeito de pedidos para contratação de Serviços.

(x) Quaisquer outros terceiros para quem nós sejamos obrigados a compartilhar as informações devido a obrigações legais, contratuais e regulatórias e/ou cuja divulgação das informações seja necessária ou recomendável para a devida, efetiva e eficiente operação da Plataforma e suas funcionalidades, bem como para a oferta dos serviços próprios e/ou das Instituições Financeiras Parceiras; e/ou para contratar e manter com terceiros serviços de armazenamento e gestão de base de dados.

6. Armazenamento e guarda das Informações dos usuários

Os seus Dados Pessoais poderão ser transferidos e armazenados em um destino fora do Brasil, na medida permitida por lei. Se os seus Dados Pessoais forem transferidos para outro país, nós adotaremos as medidas exigidas por lei para assegurar que eles continuem protegidos.

Se você tiver qualquer preocupação ou suspeita de que os seus Dados estão em risco, por exemplo, se alguém teve acesso à sua senha, por favor entre em contato conosco imediatamente.

7. Quando excluímos os Dados

Nós estruturamos a Plataforma e as nossas operações para que os seus Dados Pessoais não sejam mantidos de maneira identificada por mais tempo do que o necessário. Ou seja, nós mantemos os Dados somente durante o período em que eles são necessários para as finalidades descritas acima, se formos obrigados por lei ou para exercício regular de nossos direitos.

8. Quais são os seus direitos com relação aos seus Dados Pessoais

Nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) (“LGPD”), você tem direito a:

(i) confirmação de que realizamos o tratamento dos seus Dados Pessoais;

(ii) acesso aos seus Dados Pessoais;

(iii) correção de Dados Pessoais que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iv) anonimização, bloqueio ou eliminação de Dados Pessoais desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;

(v) portabilidade dos seus Dados Pessoais a outro fornecedor de serviço ou produto, observados os nossos segredos comerciais e industriais, após a regulamentação pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados;

(vi) eliminação dos Dados Pessoais tratados com base no seu consentimento, exceto nas hipóteses de conservação de Dados Pessoais previstas na LGPD;

(vii) informação sobre com quem compartilhamos os seus Dados Pessoais;

(viii) informação sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento e as consequências;

(ix) revogação do seu consentimento para o tratamento dos seus Dados Pessoais, quando os Dados Pessoais forem tratados com base no seu consentimento;

(x) oposição a tratamento que viole a LGPD; e

(xi) revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamentos automatizados.

Você pode exercer qualquer um dos direitos acima, basta entrar em contato conosco através do e-mail atendimento@matribank.com.br.

9. Você precisa fornecer o seu consentimento usarmos seus Dados Pessoais conforme descrito nesta política?

A LGPD estabelece diversas situações em que é permitido o tratamento de dados pessoais independentemente do consentimento do titular daqueles dados. São as chamadas “bases legais para o tratamento de dados”.

Isso significa que, se você optar por utilizar a Plataforma e por solicitar uma analise de crédito ou antecipação com o Matri Bank, em alguns casos poderemos coletar e tratar os seus dados independentemente do seu consentimento, como: para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, para a execução do contrato firmado com você, para proteção ao crédito, prevenção à fraude ou para atender ao seu interesse legítimo ou interesse legítimo do Mari Bank.

10. Alterações à Política de Privacidade

Nós poderemos alterar as disposições desta Política a nosso critério e a qualquer tempo.

Toda vez que alterarmos materialmente esta Política, essas alterações serão válidas, eficazes e vinculantes após: (1) serem divulgadas em nossa Plataforma; ou (2) serem enviadas a você por e-mail; ou (3) serem a você comunicadas de outra forma. Caso você não queira continuar usando os Serviços após a alteração, deverá requerer o cancelamento de sua conta e/ou término de sua relação jurídica.

Recomendamos que verifique a versão atualizada desta Política toda vez que visitar a nossa Plataforma.

11. Contato

Se você tiver alguma dúvida ou reclamação relacionada a esta Política de Privacidade ou aos Termos de Uso, entre em contato conosco no atendimento@matribank.com.br.

Perguntas frequentes

O que é precatório e quem tem direito?

O precatório é uma requisição de pagamento de um valor devido pelo ente público (União, Estado, município, fundações ou suas autarquias) em decorrência de decisão judicial transitada em julgado e condenatória.
Têm direito ao precatório as pessoas que movem uma ação judicial contra o Poder Público e obtém êxito definitivo na causa, ou seja, após o esgotamento de todas as possibilidades de recurso.

É permitido por lei a venda do precatório?

Sim, a venda do precatório é garantida pelo Artigo 100 da Constituição Federal, que estabelece:

“Os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim.”

Ainda neste artigo, no 13º parágrafo (incluído pela Emenda Constitucional n. 62, de 2009), há previsão que o credor poderá ceder, total ou parcialmente, seus créditos em precatórios a terceiros, independentemente da concordância do devedor.

Meu advogado(a) precisa autorizar a venda meu precatório?

Não, o papel do advogado é assessorar o cedente durante todo o processo, mas a decisão final sobre como proceder com o precatório cabe exclusivamente ao beneficiário. No momento da venda, o pagamento dos honorários advocatícios é reservado ao advogado e ficará retido no processo.

Como é realizado o pagamento da minha negociação com o Matri Bank?

O pagamento é efetuado no ato da assinatura do contrato que pode ocorrer através de minutas digitais com validade jurídica reconhecida ou em cartório de notas.

Há quanto tempo vocês estão no mercado?

Fundada em 2010, ao longo dos mais de 13 anos de história, realizamos milhares de operações em valores que ultrapassam 1,5 bilhões de reais.

O que é o MatriCRED?

O MatriCRED é um formato de crédito consignado que utiliza o precatório como garantia. Você recebe o dinheiro no mesmo dia em que assinar o contrato, sem comprovação de renda nem parcelas mensais.

Abertura de conta

O que é um precatório?

Como consultar meu processo?

Preciso do meu advogado para conduzir o processo?

O processo é seguro?

Advogado

O que é um precatório?

Como consultar meu processo?

Preciso do meu advogado para conduzir o processo?

O processo é seguro?

Whatsapp